O passeio à Serra da Peneda-Gerês foi maravilhoso, repleto de belíssimas paisagens, dignas de verdadeiros postais de visita do nosso belo País.
A caminho da Peneda- Gerês (Nov. 2009) |
A caminho da Peneda-Gerês (Nov. 2009) |
O Parque Nacional da Peneda-Gerês, situa-se no Alto Noroeste de Portugal, na fronteira com Espanha, cobrindo uma área de 72.000 hectares, englobando as serras do Gerês, Soajo, Amarela e Peneda e os planaltos da Mourela e de Castro Laboreiro, sendo atravessado por inúmeras linhas de água, localizado no Maciço Hespérico ou Maciço Ibérico, área essencialmente granítica, mas com algumas faixas de xisto.
Este Parque prima pela riqueza das suas belíssimas paisagens, por entre serras, grandes altitudes, planaltos, vales, barragens, cascatas e uma fauna e flora riquíssima que se quer preservada.
Queda de água Parque Nacional Peneda Gerês (Nov. 2009) |
Parque Nacional Peneda Gerês (Nov. 2009) |
Inserido no Parque Nacional da Peneda do Gerês, em Arcos de Valdevez, na freguesia de Gavieira, encontra-se o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, um local a visitar, pois é lindissimo.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, tem como data provável de inicio da sua construção, finais do século XVIII. Acredita-se que neste local tenha existido uma pequena ermida construída para lembrar a aparição da Senhora da Peneda, cujo culto foi crescendo e motivou a construção do santuário. Este lugar de culto é constituído pelo designado, escadório das virtudes, com estatuária que representa a Fé, Esperança, Caridade e Glória, datada de 1854, a igreja principal, terminada em 1875, o grande terreiro, o terreiro dos evangelistas e a escadaria com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.
Santuário Nossa Senhora da Peneda- exterior (Nov. 2009) |
Santuário Nossa Senhora da Peneda - interior (Nov. 2009) |
Sem comentários:
Enviar um comentário