sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Amieira Marina e Castelo de Monsaraz

Vamos agora fazer uma pequena incursão pelo nosso querido e tranquilo Alentejo, uma visita à Marina da Amieira – Alqueva e ao Castelo de Monsaraz.

A Amieira Marina é a Maior infra-estrutura náutica do Alqueva. É o local de partida da maior parte dos barcos que percorrem o Alqueva. Localizada perto da aldeia da Amieira, fica numa península e possui um cais ancoradouro, bar esplanada, restaurante panorâmico e disponibiliza diversos serviços náuticos.


Amieira Marina (Agosto 2012)
 
Amieira Marina (Agosto 2012)


Amieira Marina (Agosto 2012)















O Castelo de Monsaraz, no Alentejo, localiza-se na freguesia de Monsaraz, concelho de Reguengos de Monsaraz e distrito de Évora.
O castelo de Monsaraz é suposto ter sido edificado por D. Dinis, em 1310, sobre uma estrutura defensiva já existente, que terá começado por um castro pré-histórico e mais tarde por construções romanas, visigóticas e árabes.   Na época da Reconquista Cristã da Península Ibérica, no reinado de D. Afonso Henriques, este castelo foi conquistado mas voltaria a cair na mão dos muçulmanos, para só no reinado de D. Sancho II, em 1232, passar definitivamente para a posse portuguesa. Nesta reconquista participaram os Cavaleiros da Ordem do Templo, a quem D. Sancho II doou o castelo e seus domínios. Com a extinção desta Ordem, o castelo passou para a Ordem de Cristo e já no reinado de D. Dinis, foi construída a Torre de Menagem, que ainda hoje domina a paisagem.   Durante a Guerra da Restauração, o castelo foi adaptado para as novas realidades da guerra com a criação de suportes para a artilharia.
Hoje está classificado como Monumento Nacional, é um miradouro privilegiado sobre a Barragem do Alqueva.


Entrada Castelo Monsaraz (Agosto 2012)

Castelo Monsaraz (Ago. 2012)
Vista através do Castelo Monsaraz
Castelo Monsaraz (Ago. 2012)

 

Castelo de Monsaraz (Ago. 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário